Histórico
Diretoria
Abrangência
Sede
Convenções coletivas
Associe-se
Hospedagem
Gastronomia
Serviços
Adesivos
Jurídico
Localização
Fale conosco
Links úteis
Notícias
 
Histórico
 

INÍCIO

A história do Sindicato começou com uma grande conquista, partindo de um ideal alcançado pelo interesse e determinação de quinze empresários da cidade de Araçatuba.
Irene Rodrigues do Prado, Enio R. Souto, Argemiro de Souza, o Miro, e Joaquim Lopes foram os precursores que batalharam e conseguiram engajar um grupo de doze empresários do setor para formar a Associação Patronal de Hotéis Restaurantes Bares e Similares da região de Araçatuba, reconhecida em 1984.

A necessidade de criar um Sindicato veio do interesse em defender e fortalecer a classe patronal para preservar principalmente as pequenas e médias empresas. Como havia somente representação através do Sindicato dos Trabalhadores, todas as negociações eram feitas adotando a tabela de salários de São Paulo. Desta forma, as vantagens concedidas oneravam as empresas por não respeitarem a realidade do interior.

MUITO TRABALHO E CONQUISTAS

Para entender a importância e dificuldade de se criar um sindicato na nossa região naquela época, temos como referência que no estado existiam apenas quatro sindicatos patronais: em São Paulo, Santo André, Santos e Marília. Foi contando com a experiência do presidente do Sindicato de Marília, que o grupo de empresários conseguiu formar a Associação em 1984.

Um levantamento de todas as firmas pertencentes à categoria teve que ser feito em mais de 30 cidades da região. Um trabalho custoso que levou quase três meses para ser concluído e que garantiu a conquista da Carta Sindical em 1985, oficializando a criação do Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares da região de Araçatuba.

Diretorias do Sindicato

MANDATO 1985 A 1988
Presidente – Irene Rodrigues Prado
Secretario – Antônio Aleixo

Fato marcante: representação forte da categoria durante as grandes mudanças econômicas no país. Os novos associados do Sindicato ganham direito a voz e a voto.

MANDATO 1988 A 1998
Presidente – Enio Rodrigues Souto
Vice- Presidente – Ney Ferreira de Souza

Fato marcante: inauguração da sede própria, em 1990. Esta conquista foi muito festejada pois a construção da sede levou um certo tempo para ser finalizada devido a insuficiência de fundos oriundos das arrecadações. Graças ao envolvimento de parceiros, Prefeitura Municipal de Araçatuba e Federação dos Hotéis, a obra foi finalizada para atender as necessidades dos associados.  

MANDATO 1998 A 2008
Presidente – Euflávio de Carvalho Junior
Vice-Presidente - Arthur Costa Neto (em memória) / Paulo Marcos Guglielmi

Fato marcante: O Sindicato passou por um período de descapitalização devido à baixa arrecadação de contribuintes e associados. A reestruturação, feita com muita competência pela diretoria, manteve os principais serviços e garantiu que o atendimento à categoria fosse mantido com qualidade.

MANDATO 2008 A 2012
Presidente: Liu Shang Shien
Vice-Presidente: Welson Pontes

Fatos marcantes: O Euflávio tornou-se membro da Federação dos Hotéis, conseguindo maior participação nas discussões sobre os direitos e interesses das empresas filiadas ao Sindicato.

Criação da Confederação Nacional do Turismo em janeiro de 2009. Apoio de 24 sindicatos e mais 3 Federações (SC, SP, PA).